ASSOCIE-SE

Conforme o EDITAL para a assembleia inaugural de nossa associação mutual, ainda não temos registrada a sua personalidade jurídica, que será obtida somente após o competente registro da ata desta aguardada assembleia, a qual, entre outras tarefas basilares (fundacionais) de praxe, terá a missão de deliberar sobre a aprovação do ESTATUTO DA MUTUAL. Tarefa para a qual, como mera referência, disponibilizamos uma MINUTA (rascunho) para o estudo de nossos futuros fundadores.

Esta minuta a fizemos tendo em vista, tanto a observação da legislação nacional como a observância, o mais possível, dos critérios internacionalmente estabelecidos para o futuro reconhecimento da nossa associação como mutualidade. Tendo como conceito que mutual é a associação sem fins lucrativos, na qual associam-se pessoas inspiradas na solidariedade com o objetivo da prestação recíproca de serviços de ajuda mútua, sustentados estes por uma contribuição periódica para a associação, conforme preceitua o art. 2º da lei federal argentina nº 20321.

 

PRINCÍPIOS UNIVERSAIS DA MUTUALIDADE:

  1. livre adesão;
  2. organização democrática - cada pessoa um voto;
  3. neutralidade institucional, política, religiosa, racial, etc;
  4. contribuição dos associados proporcional aos serviços recebidos;
  5. capitalização social dos excedentes (o que distingue a mutual da cooperativa que visa a distribuição aos cooperados de suas sobras);
  6. educação e capacitação social dos associados;
  7. propósito social (fortalecimento de toda a Sociedade).

 

Tendo em vista a nossa urgência para o início imediato dos nossos serviços de ajuda mútua, analogamente, ou, tal como a nossa primeira terra a ser transformada em cooperativa integral foi adquirida individualmente para a consequente transformação desta propriedade individual em propriedade coletiva, este nosso sócio fundador que deu o primeiro passo de forma individual, também tem o propósito de oferecer para a nossa futura associação mutual um empréstimo pessoal, reajustado com os índices mensalmente aplicados à caderneta de poupança, de forma que a mutual não aguarde por suas devidas mensalidades para começar a operar.

A tarefa que temos pela frente é elucidada pelo fato de, até o momento não existe na Enciclopéia Livre Wikipédia o verbete MUTUALIDADE em português. Existindo apenas Mutualismo e Sociedade de Socorro Mútuo.

Já em espanhol temos lá uma boa definição de Mutualidad.


http://i2.wp.com/www.propriedadecoletiva.org/wp-content/uploads/2016/03/comunalogonovalaranja.png

Powered by themekiller.com watchanimeonline.co